Um fator social particularmente significativo para os educadores a distância é a presença social

o grau em que uma pessoa se sente “socialmente presente” em
uma situação mediada. A noção é que a presença social é inerente ao próprio
meio, e as tecnologias oferecem aos participantes vários graus de “presença
social”. Hackman e Walker, estudando alunos em uma aula de televisão
interativa, descobriram que as dicas dadas aos alunos, como gestos de
incentivo, sorrisos e elogios, foram fatores sociais que aumentaram a satisfação
dos alunos e suas percepções de aprendizagem. Construções como presença
social, imediatismo e intimidade são fatores sociais que merecem mais
investigação.
Embora tenha havido inúmeras tentativas de formular uma base teórica para o
campo, a educação a distância americana permanece “caótica e confusa. Não
há uma política nacional, nem nada que se aproxime de um consenso entre os
educadores sobre o valor, a metodologia ou mesmo o conceito de educação a
distância “. Shale pede que teóricos e profissionais deixem de enfatizar pontos
de diferença entre faculdade EAD e educação tradicional, mas sim que
identifiquem problemas educacionais comuns. Afinal, educação a distância é
simplesmente educação a distância com estruturas comuns, preocupações
conceituais comuns e questões de pesquisa semelhantes relacionadas ao
processo social de ensino e aprendizagem. Muitos educadores a distância estão
começando a exigir um modelo teórico baseado na epistemologia construtivista.
Os avanços tecnológicos já começaram a obscurecer a distinção entre
ambientes educacionais tradicionais e a distância. Os qualificadores de tempo e
lugar não são mais exclusivos. A necessidade de testar suposições e hipóteses
sobre como e em que condições os indivíduos aprendem melhor leva a questões
de pesquisa sobre aprendizagem, ensino, design de cursos e o papel da
tecnologia no processo educacional. Como tradicional, a educação integra o uso
de tecnologias interativas e multimídia para melhorar a aprendizagem individual,
o papel do professor muda de fonte de conhecimento para facilitador de
conhecimento. Unoeste valor faculdade de engenharia civil a distancia ead