Conversão de vendas e aquisição de clientes

O principal objetivo de qualquer departamento de vendas é, vale a pena redundância, vender. No entanto, esse objetivo não é apenas vender por vender, mas fazê-lo com eficiência. Isso significa, por exemplo, encurtar o ciclo de vendas, convencer prospects em diferentes estágios, nutrir leads e tentar convertê-los em clientes por meio de estratégias e ferramentas especializadas. Isso serve para conseguir um aumento na taxa de conversão.

Retenção de clientes existentes – Conquistar clientes é muito importante, mas também é importante reter todos aqueles que a empresa já possui. Fazer isso traz muitos benefícios para a organização, pois é um processo muito mais barato, mais fácil de aplicar e requer menos tempo para investir do que para conquistar novos clientes. A retenção de clientes ajuda a aumentar o faturamento de uma empresa, pois um comprador satisfeito tem 60% de chance de repetir a compra com a mesma empresa , o que, por sua vez, o torna o principal divulgador de sua marca para atrair novos clientes.

Gamificação para Vendas como fazer Play2Sell

Crescimento do negócio – Embora o crescimento de um negócio implique a execução de ações de todos os tipos, o departamento de vendas é uma das chaves para alcançá-lo. Já que quanto maior a taxa de conversão e retenção, maior será o crescimento da empresa. Para isso, toda área de vendas deve combinar táticas e ferramentas, como marketing de indicação, marketing boca a boca, retenção de clientes, entre outras.

Da mesma forma, para garantir que a empresa segue um caminho de crescimento sustentado, o departamento comercial visa garantir a satisfação dos clientes existentes. Assim, é essencial obter avaliações, depoimentos ou referências que possam apoiar o negócio para continuar conquistando mais vendas e clientes.